O Teste Cardiopulmonar (TCP), ou Ergoespirometria, é um dos vários exames realizados pela CNI. Através dele é possível avaliar a condição dos sistemas cardiovascular e pulmonar durante o esforço físico. Esse sistema tem como principal função, possibilitar a avaliação da respiração celular, a qual reflete no consumo de O2 e produção de CO2.

O TCP é o único exame capaz de avaliar a fisiologia do exercício, através da mensuração de O2 inalado, CO2 exalado, ventilação pulmonar, frequência cardíaca entre outros parâmetros. Isso possibilita detectar alterações fisiopatológicas responsáveis por limitar o esforço físico e permite, também, quantificar com altíssima precisão a capacidade máxima de esforço físico, que é um importante parâmetro no prognóstico de diversas patologias.

Na prática, o TCP consiste na realização de um teste de esforço incremental contínuo e linear, tipo rampa, com duração aproximada de 20 minutos e com monitoramento eletrocardiográfico, hemodinâmico, ventilatório e metabólico que possibilita avaliar o coração normal e com disfunção.