O Tilt-Test, também chamado de teste da inclinação, é um exame que tem como finalidade principal a avaliação de síncope (desmaio). Existe um tipo específico de síncope (desmaio) que é mediada pelo sistema nervoso central, e que acomete pacientes de todas as idades, mas principalmente adultos jovens e adolescentes. Pode ser útil no diagnóstico diferencial dos desmaios naqueles pacientes portadores de crises convulsivas. O exame é realizado a nível ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação. O paciente deverá trazer exames como Holter, ecocardiograma e teste ergométrico, se tiver.

Como é feito o Teste de Inclinação?


Esse exame dura, aproximadamente, uma hora. Para realizá-lo, você deve estar em jejum por cerca de quatro horas. Ao chegar na CNI (Cardiologia Não Invasiva), seus dados são tomados e você é encaminhado ao exame.

Na sala de exames, as técnicas fazem a preparação. Você é colocado em uma maca especial e é monitorizado por um eletrocardiograma continuamente. Além disso, tem sua pressão arterial medida em intervalos frequentes.
Após ficar deitado por 10 minutos, a maca é inclinada em, aproximadamente, 70º, permanecendo nessa posição por cerca de 20 minutos. Durante esse período, se você sentir que vai desmaiar, o teste é interrompido e a maca é colocada na posição horizontal. Em alguns casos, para mostrar a causa do desmaio, é necessário o uso de um medicamento chamado nitrato sublingual, que acelera seu coração.


Demonstrada a causa, seu médico terá mais dados para lhe indicar o tratamento.